Banrisul apresenta suas intenções com o PDV

Representantes da diretoria do banco trouxeram primeiras informações sobre proposta de programa de desligamento voluntário e anunciaram interesse em delimitar perfil de colegas aptos à adesão na reunião desta quinta-feira, 20/8

Depois de demonstrar interesse em trabalhar com transparência e ouvir os dirigentes sindicais representantes dos Banrisulenses sobre as implicações de implantar proposta de Plano de Desligamento Voluntário (PDV) no Banrisul, a diretoria do banco deu o primeiro passo na tarde da quinta-feira, 20/8.

Os representantes do banco nas mesas de negociação apresentaram, nessa reunião por videoconferência na plataforma Zoom, algumas premissas básicas do PDV. E o mais importante até agora: anunciaram a disposição de construir o perfil de colega aposentado ou apto à aposentadoria a partir da reivindicação dos dirigentes sindicais. Essa premissa vem ao encontro de priorizar aqueles colegas que estejam pensando em se aposentar.

Os dirigentes sindicais ainda esperam a formalização de uma proposta mais detalhada ou a proposta oficial completa. O banco avalia a possibilidade de trazer mais informações sobre o PDV na reunião da próxima segunda-feira, 24/8, às 13h30, por videoconferência (confira mais abaixo calendário de encontros e temas das reuniões).

Uma delas, reiterada pelos representantes sindicais dos Banrisulenses, era que o plano tivesse um caráter voluntário e que abrangesse aqueles colegas elegíveis, o que o banco acolheu para o desenho da proposta de PDV.

Os representantes do Banrisul na reunião, o negociador Fernando Perez, e o Superintendente de RH, Gaspar Saikoski, expuseram números de colegas que podem estar eletivos para participar do PDV: cerca de 1,5 mil.

Ambos, mais uma vez, demostraram disposição para produzir um contexto favorável à construção de proposta clara e de caráter decisório voluntário e individual para os Banrisulenses.

O diretor da Fetrafi-RS e funcionário do Banrisul, Sergio Hoff, salientou a importância da definição do perfil de colega elegível à adesão ao plano. “Podemos falar da participação dos dirigentes na definição de premissas, como o perfil daquele colega aposentado ou apto à aposentadoria, como uma conquista. É importante definir o perfil porque ajuda na hora de comunicar as condições de desligamento e também facilita o trabalho das entidades sindicais. Podemos nos organizar para prestar serviço de esclarecimento e atendimento jurídico individual aos colegas que estejam pensando em se aposentar”, explicou Sergio.

A diretora da Fetrafi-RS e funcionária do Banrisul, Denise Falkenberg Corrêa, assegurou que as entidades sindicais farão seu papel na questão do PDV. “Os Sindicatos do Interior e a própria Federação vão ajudar os colegas juridicamente a entender o plano. Vamos fazer o nosso papel. Mas temos que deixar bem claro que ninguém pode ser pressionado a entrar no PDV e precisa estar bem informado sobre a decisão que vai tomar”, explicou.

O diretor da Fetrafi-RS, Luiz Carlos Barbosa, lembrou da importância de o banco, em tempos de pandemia e dificuldades de comunicação, procurar ampliar o prazo de adesão. “O banco poderia pensar em dar um tempo maior para aqueles colegas que estejam interessados na adesão. Trata-se de uma decisão muito difícil de ser tomada. Quanto mais tempo, mais a pessoa consegue tomar uma decisão segura para ela”, sugeriu Luiz Carlos Barbosa.

A diretora das Fetarfi-RS e funcionária do Banrisul, Ana Maria Betim Furquim, ressaltou a importância de o banco definir o perfil de colegas que podem aderir ao PDV. “Reafirmamos na mesa de negociação que o banco noticie nas suas premissas qual será o público alvo para esse PDV 2020”, detalhou.

Também participaram da reunião os diretores, Fábio Alves (Fetrafi-RS), o presidente em exercício do SindBancários, Luciano Fetzner, Gerson Kunrath (SEEB do Vale do Caí), Cleberson Pacheco Eichholz (secretário de comunicação do Sintrafi de Florianópolis e Região) e o assessor jurídico da Fetrafi-RS, o advogado Milton Fagundes.

Próximas reuniões do Comando Nacional dos Banrisulenses com a diretoria

Segunda-feira, 24/8, 13h30: Tema: Plano de Desligamento Voluntário do Banrisul

Quarta-feira, 26/8, 13h30: Tema: Atualização do Comitê de Crise da Pandemia do Coronavírus sobre combate à Covid-19 nas agências do Banrisul

Quinta-feira, 27/8, a partir das 10h e também à tarde: Tema: Debates da negociação da pauta de reivindicações dos Banrisulenses.

Fonte: Imprensa SindBancários

COMENTÁRIOS

Enviar

ENVIAR COMENTÁRIO

Para enviar um comentário você deve se registrar. Para isso use sua conta do Facebook.

ENTRAR COM FACEBOOK

ou se preferir use seu email pessoal

Esqueceu sua senha?

Enviar