Banrisul apresenta suas intenções com o PDV

[list-tag]

Depois de demonstrar interesse em trabalhar com transparência e ouvir os dirigentes sindicais representantes dos Banrisulenses sobre as implicações de implantar proposta de Plano de Desligamento Voluntário (PDV) no Banrisul, a diretoria do banco deu o primeiro passo na tarde da quinta-feira, 20/8.

Os representantes do banco nas mesas de negociação apresentaram, nessa reunião por videoconferência na plataforma Zoom, algumas premissas básicas do PDV. E o mais importante até agora: anunciaram a disposição de construir o perfil de colega aposentado ou apto à aposentadoria a partir da reivindicação dos dirigentes sindicais. Essa premissa vem ao encontro de priorizar aqueles colegas que estejam pensando em se aposentar.

Os dirigentes sindicais ainda esperam a formalização de uma proposta mais detalhada ou a proposta oficial completa. O banco avalia a possibilidade de trazer mais informações sobre o PDV na reunião da próxima segunda-feira, 24/8, às 13h30, por videoconferência (confira mais abaixo calendário de encontros e temas das reuniões).

Uma delas, reiterada pelos representantes sindicais dos Banrisulenses, era que o plano tivesse um caráter voluntário e que abrangesse aqueles colegas elegíveis, o que o banco acolheu para o desenho da proposta de PDV.

Os representantes do Banrisul na reunião, o negociador Fernando Perez, e o Superintendente de RH, Gaspar Saikoski, expuseram números de colegas que podem estar eletivos para participar do PDV: cerca de 1,5 mil.

Ambos, mais uma vez, demostraram disposição para produzir um contexto favorável à construção de proposta clara e de caráter decisório voluntário e individual para os Banrisulenses.

O diretor da Fetrafi-RS e funcionário do Banrisul, Sergio Hoff, salientou a importância da definição do perfil de colega elegível à adesão ao plano. “Podemos falar da participação dos dirigentes na definição de premissas, como o perfil daquele colega aposentado ou apto à aposentadoria, como uma conquista. É importante definir o perfil porque ajuda na hora de comunicar as condições de desligamento e também facilita o trabalho das entidades sindicais. Podemos nos organizar para prestar serviço de esclarecimento e atendimento jurídico individual aos colegas que estejam pensando em se aposentar”, explicou Sergio.

A diretora da Fetrafi-RS e funcionária do Banrisul, Denise Falkenberg Corrêa, assegurou que as entidades sindicais farão seu papel na questão do PDV. “Os Sindicatos do Interior e a própria Federação vão ajudar os colegas juridicamente a entender o plano. Vamos fazer o nosso papel. Mas temos que deixar bem claro que ninguém pode ser pressionado a entrar no PDV e precisa estar bem informado sobre a decisão que vai tomar”, explicou.

O diretor da Fetrafi-RS, Luiz Carlos Barbosa, lembrou da importância de o banco, em tempos de pandemia e dificuldades de comunicação, procurar ampliar o prazo de adesão. “O banco poderia pensar em dar um tempo maior para aqueles colegas que estejam interessados na adesão. Trata-se de uma decisão muito difícil de ser tomada. Quanto mais tempo, mais a pessoa consegue tomar uma decisão segura para ela”, sugeriu Luiz Carlos Barbosa.

A diretora das Fetarfi-RS e funcionária do Banrisul, Ana Maria Betim Furquim, ressaltou a importância de o banco definir o perfil de colegas que podem aderir ao PDV. “Reafirmamos na mesa de negociação que o banco noticie nas suas premissas qual será o público alvo para esse PDV 2020”, detalhou.

Também participaram da reunião os diretores, Fábio Alves (Fetrafi-RS), o presidente em exercício do SindBancários, Luciano Fetzner, Gerson Kunrath (SEEB do Vale do Caí), Cleberson Pacheco Eichholz (secretário de comunicação do Sintrafi de Florianópolis e Região) e o assessor jurídico da Fetrafi-RS, o advogado Milton Fagundes.

Próximas reuniões do Comando Nacional dos Banrisulenses com a diretoria

Segunda-feira, 24/8, 13h30: Tema: Plano de Desligamento Voluntário do Banrisul

Quarta-feira, 26/8, 13h30: Tema: Atualização do Comitê de Crise da Pandemia do Coronavírus sobre combate à Covid-19 nas agências do Banrisul

Quinta-feira, 27/8, a partir das 10h e também à tarde: Tema: Debates da negociação da pauta de reivindicações dos Banrisulenses.

Fonte: Imprensa SindBancários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.