Banrisul avança no PDV e Comando orienta aprovação em assembleia

Banco aceitou ampliar base de cálculo para caixas, incluiu TI e manteve caráter voluntário para proposta ser avaliada em assembleia nesta quarta, 16/9

Depois de longa e exaustiva jornada de mesas temáticas pós Campanha Nacional Unificada 2020, o Banrisul finalmente apresentou uma proposta completa de PDV (Plano de Demissão Voluntária) na reunião por videoconferência da segunda-feira, 14/9. A Comissão de Negociação do Comando Nacional dos Banrisulenses entendeu que a proposta avançou e é suficiente para ser aprovada em assembleia virtual nesta quarta-feira, 16/9 (Leia edital de convocação ao final desta matéria).

O Comando Nacional dos Banrisulenses reuniu dirigentes de todo o Estado e de Santa Catarina por videconferência, após a mesa temática com os negociadores do Banrisul, e, por unanimidade, decidiu orientar as bases sindicais para aprovação da proposta. O SindBancários irá orientar o colegas como será a participação e a votação em assembleia virtual.

Basicamente, o perfil para o PDV é de colegas que já estejam aposentados ou elegíveis, quer dizer, a 24 meses da aposentadoria. As inscrições vão de 1º a 15 de outubro. E o período de desligamentos será de 16 de outubro a 15 de dezembro. O banco abriu 1.500 vagas para este PDV.

Atenção: aqueles que se inscreverem não poderão voltar atrás e a adesão fornece a quitação de todos os passivos trabalhistas que um funcionário tenha ou possa vir a ter com o Banrisul.

Um aspecto fundamental é que ninguém pode ser obrigado a aderir ao PDV Banrisul. O colega que estiver sofrendo pressão deve entrar em contato com o Sindicato e denunciar, uma vez que a adesão é voluntária.

Cálculo dos caixas e TI

Logo que a reunião começou na tarde da segunda-feira, 14/9, os negociadores do banco apresentaram a proposta. Os dirigentes reconheceram avanços, mas solicitaram alterações em duas questões fundamentais.

Primeiro, pediram que a rescisão voluntária dos caixas levasse em consideração, para efeitos de cálculos, a gratificação de caixa e o abono de caixa (quebra de caixa). Depois de um intervalo, os negociadores voltaram à videoconferência com o aceite das condições propostas pela Comissão de Negociação do Comando.

No caso dos colegas de TI, houve uma ponderação de que eles estariam fora do PDV. O banco respondeu que tinha dificuldades em repor profissionais da área, precisa formar e treinar e apresentou como proposta a ampliação de prazo de desligamento que ficou de 16 de outubro de 2020 a 31 de dezembro de 2022.

Fato relevante

Muitos Banrisulenses têm entrado em contato com dirigentes sindicais para tirar dúvidas. Além de ler os fundamentos básicos das regras para o PDV (mais abaixo), os colegas interessados vão poder contar com o auxílio do banco.

A Superintendência de RH anunciou, durante a reunião, que colocará uma equipe à disposição para tirar dúvidas e, inclusive, simular o cálculo, levando em consideração a história pessoal do colega no banco e os parâmetros rescisórios (verbas, prêmio aposentadoria, etc) que definem o valor a receber.

O banco publicou um Fato Relevante no final da tarde da segunda-feira, 14/9, com os detalhes do PDV. Essa iniciativa também fez parte de um pedido reiterado dos dirigentes: que as informações ficassem à disposição de todos os colegas interessados para que a decisão de cada um fosse feita de forma segura na hora da adesão.

Um vídeo produzido pela assessoria de comunicação do Banrisul deve circular a partir desta terça-feira, 15/9, para prestar esclarecimentos aos colegas.

Veja as bases da proposta de PDV apresentada pelo Banrisul na segunda-feira, 14/9

Quem é elegível?

1500 vagas.

Para aposentados e em condições de aposentadoria, preferencialmente;

> Prioridade tempo de banco.

> Sobrando vagas os empregados em pré-aposentadoria, conforme C.C.T., poderão se inscrever.

Quais são os Incentivos Financeiros?

0,80 Não Comissionados

0,60 Comissionados

0,35 Funções Gerenciais e Executivas

> Limitado a 35 anos.

> Valor de 12 vezes de Cesta Alimentação – Banricard;

> Ajuda Despesas Médicas no valor de R$ 2.500,00;

> A Gratificação e o Abono de Caixa serão considerados na base de cálculo dos Caixas.

OBS: Além dos Incentivos Financeiros acima será pago também o Prêmio Aposentadoria.

Inscrições

As inscrições serão de 1º a 15 de outubro de 2020. Os desligamentos ocorrerão entre 16 de outubro de 2020 a 15 de dezembro de 2020.

Diretoria de T.I.

Pela complexidade na reposição destes profissionais, os desligamentos serão escalonados entre 16 de outubro de 2020 a 31 de dezembro 2022.

Desistências

Após o término de inscrição não poderá ocorrer desistências.

Rescisão Contratual

Os empregados também receberão as verbas da Rescisão Contratual:

> 13º Proporcional

> Férias Vencidas

> Férias Proporcionais

> FAN (Férias Antiguidade)

> ABA Indenizado

Quitação Total do Contrato de Trabalho.

Fonte: Sindbancários

COMENTÁRIOS

Enviar

ENVIAR COMENTÁRIO

Para enviar um comentário você deve se registrar. Para isso use sua conta do Facebook.

ENTRAR COM FACEBOOK

ou se preferir use seu email pessoal

Esqueceu sua senha?

Enviar