Banrisul avança no PDV e Comando orienta aprovação em assembleia

[list-tag]

Depois de longa e exaustiva jornada de mesas temáticas pós Campanha Nacional Unificada 2020, o Banrisul finalmente apresentou uma proposta completa de PDV (Plano de Demissão Voluntária) na reunião por videoconferência da segunda-feira, 14/9. A Comissão de Negociação do Comando Nacional dos Banrisulenses entendeu que a proposta avançou e é suficiente para ser aprovada em assembleia virtual nesta quarta-feira, 16/9 (Leia edital de convocação ao final desta matéria).

O Comando Nacional dos Banrisulenses reuniu dirigentes de todo o Estado e de Santa Catarina por videconferência, após a mesa temática com os negociadores do Banrisul, e, por unanimidade, decidiu orientar as bases sindicais para aprovação da proposta. O SindBancários irá orientar o colegas como será a participação e a votação em assembleia virtual.

Basicamente, o perfil para o PDV é de colegas que já estejam aposentados ou elegíveis, quer dizer, a 24 meses da aposentadoria. As inscrições vão de 1º a 15 de outubro. E o período de desligamentos será de 16 de outubro a 15 de dezembro. O banco abriu 1.500 vagas para este PDV.

Atenção: aqueles que se inscreverem não poderão voltar atrás e a adesão fornece a quitação de todos os passivos trabalhistas que um funcionário tenha ou possa vir a ter com o Banrisul.

Um aspecto fundamental é que ninguém pode ser obrigado a aderir ao PDV Banrisul. O colega que estiver sofrendo pressão deve entrar em contato com o Sindicato e denunciar, uma vez que a adesão é voluntária.

Cálculo dos caixas e TI

Logo que a reunião começou na tarde da segunda-feira, 14/9, os negociadores do banco apresentaram a proposta. Os dirigentes reconheceram avanços, mas solicitaram alterações em duas questões fundamentais.

Primeiro, pediram que a rescisão voluntária dos caixas levasse em consideração, para efeitos de cálculos, a gratificação de caixa e o abono de caixa (quebra de caixa). Depois de um intervalo, os negociadores voltaram à videoconferência com o aceite das condições propostas pela Comissão de Negociação do Comando.

No caso dos colegas de TI, houve uma ponderação de que eles estariam fora do PDV. O banco respondeu que tinha dificuldades em repor profissionais da área, precisa formar e treinar e apresentou como proposta a ampliação de prazo de desligamento que ficou de 16 de outubro de 2020 a 31 de dezembro de 2022.

Fato relevante

Muitos Banrisulenses têm entrado em contato com dirigentes sindicais para tirar dúvidas. Além de ler os fundamentos básicos das regras para o PDV (mais abaixo), os colegas interessados vão poder contar com o auxílio do banco.

A Superintendência de RH anunciou, durante a reunião, que colocará uma equipe à disposição para tirar dúvidas e, inclusive, simular o cálculo, levando em consideração a história pessoal do colega no banco e os parâmetros rescisórios (verbas, prêmio aposentadoria, etc) que definem o valor a receber.

O banco publicou um Fato Relevante no final da tarde da segunda-feira, 14/9, com os detalhes do PDV. Essa iniciativa também fez parte de um pedido reiterado dos dirigentes: que as informações ficassem à disposição de todos os colegas interessados para que a decisão de cada um fosse feita de forma segura na hora da adesão.

Um vídeo produzido pela assessoria de comunicação do Banrisul deve circular a partir desta terça-feira, 15/9, para prestar esclarecimentos aos colegas.

Veja as bases da proposta de PDV apresentada pelo Banrisul na segunda-feira, 14/9

Quem é elegível?

1500 vagas.

Para aposentados e em condições de aposentadoria, preferencialmente;

> Prioridade tempo de banco.

> Sobrando vagas os empregados em pré-aposentadoria, conforme C.C.T., poderão se inscrever.

Quais são os Incentivos Financeiros?

0,80 Não Comissionados

0,60 Comissionados

0,35 Funções Gerenciais e Executivas

> Limitado a 35 anos.

> Valor de 12 vezes de Cesta Alimentação – Banricard;

> Ajuda Despesas Médicas no valor de R$ 2.500,00;

> A Gratificação e o Abono de Caixa serão considerados na base de cálculo dos Caixas.

OBS: Além dos Incentivos Financeiros acima será pago também o Prêmio Aposentadoria.

Inscrições

As inscrições serão de 1º a 15 de outubro de 2020. Os desligamentos ocorrerão entre 16 de outubro de 2020 a 15 de dezembro de 2020.

Diretoria de T.I.

Pela complexidade na reposição destes profissionais, os desligamentos serão escalonados entre 16 de outubro de 2020 a 31 de dezembro 2022.

Desistências

Após o término de inscrição não poderá ocorrer desistências.

Rescisão Contratual

Os empregados também receberão as verbas da Rescisão Contratual:

> 13º Proporcional

> Férias Vencidas

> Férias Proporcionais

> FAN (Férias Antiguidade)

> ABA Indenizado

Quitação Total do Contrato de Trabalho.

Fonte: Sindbancários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.