Com cachorro-quente e bolo, Banrisulenses dão recado no 30º dia: vem pra mesa, diretoria

[list-tag]
20.10.13 – A Caldas Junior já está acostumada com as cores, com a alegria e com as manifestações coletivas dos Banrisulenses. Essa primeira frase seria totalmente incoerente não fosse a greve dos Banrisulenses e os 30 dias que completou nesta sexta-feira, 18/10. Incoerente, porque uma rua por si só não tem vida, nem sentimento. Ora, quando a greve dos  Banrisulenses fecha a Caldas Junior em frente à DG, a rua que serve de palco às manifestações coletivas de alegria e indignação de uma das maiores greves da história do Banrisul conquista sentimento, unidade e mobilização.
 
E nesta sexta o sentimento foi de indignação. Isso porque a diretoria do Banrisul tem atacado a greve, distribuindo informações que tentam dividir um movimento que cresce muito. A prova foi que os Banrisulenses deram um recado bem direto e continuaram num ritmo forte. Na área de abrangência do SindBancários, foram 61 agências paralisadas do Banrisul. Somadas as 235 agências do Interior, a paralisação chegou a 296 agências em todo o Estado.
 
Mas a sexta do bolo e do cachorro quente tem uma simbologia. É como se todos os participantes dos atos que comeram o bolo e o cachorro quente distribuído pelo SindBancários, dissessem em uma só voz: queremos voltar à mesa de negociação, mas não vamos levar bolo nem nos passarão um cachorro. Quer dizer, vamos negociar a pauta específica dos trabalhadores. A mesa está vazia desde 17 de setembro.
O 30º dia foi festivo. Assim como tem foi o 29º, o 28º. A som de uma seleta e bem escolhida lista de musicas da MPB, Felipe Feel e Nicki Bieri (assista e ouça aqui) soltaram o som.Desfilaram pela Caldas Junior, gente do quilate de Marisa Monte, Cássia Eller e o som gaúcho do rock garagem dos anos 1980, muito bem representado pelo TNT.
 
Mas não houve apenas isso. Teve também apitaço (veja aqui), roda de vôlei, e, claro, futebol. “A greve dos Banrisulenses está consolidada. Mas nós precisamos voltar na segunda-feira com muita vontade. Chegou a hora de vir para a rua. Está na hora da naegociação. Mas que não venham com mais um proposta que nos desvaloriza. Tem que valorizar o funcionalismo”, disse o presidente do SindBancários.
 
Para que a greve chegue forte à segunda-feira, 21 de outubro, ou ao seu 33º dia, é preciso acompanhar as orientações do SindBancários. Confira o calendário de lutas:
Calendário de lutas
Domingo, 20/10
16h: Os Banrisulenses que forem ao Gre-Nal, em Caxias do Sul, estão convocados  a fazer cartazes e se manfestarem em favor da greve no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Segunda-feira, 21/10
7h30: Concentração dos Banrisulenses para atividades de fortalecimento da greve a partir.
 
11h: Concentração dos Banrisulenses para ato de Pressão Total pela negociação, em frente à DG.
 
14h: Assembleia Organizativa dos Banrisulenses no Clube do Comércio (Andradas, 1.085).
 
Fonte: Imprensa SindBancários Crédito fotos: Jonatas Dias
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.