Competência dos Banrsiulenses leva Banrisul a novo recorde de lucro

[list-tag]

Mesmo que 2018 tenha sido um ano de redução do tamanho do Banrisul, com fechamento de agências, redução de quadro com PDAV e de duas vendas de ações pelo governo do estado, o banco público dos gaúchos deu mais uma mostra de que em time que está ganhando não se mexe. O banco há 90 anos público bateu novo recorde em seu lucro líquido. Com o balanço divulgado na terça, 12/2, o banco fechou 2018 com lucro líquido recorrente de R$ 1,09 bilhão, 20,3% superior ao lucro auferido no ano anterior.

O resultado foi superior até mesmo de bancos privados nacionais como o Itaú Unibanco (expansão de 3,4%) e o Bradesco (expansão de 13,4%). O novo recorde é fruto de um processo de resistência dos Banrisulenses e a prova de que a instituição é viável tanto do ponto de vista financeiro como estrutural e que seu maior patrimônio são os bancários. Os colegas do Banrisul tiveram muito mais trabalho no ano passado por conta dos cortes de pessoal e conseguiram chegar ao maior lucro da história.

Para o presidente em exercício do SindBancários, Luciano Fetzner, o novo recorde é mais uma prova de que o Banrisul não precisa ter seu patrimônio vendido. “Temos que, acima de tudo, dizer que são os colegas, aqueles que enfrentaram a dura rotina de precarização e de pressão por resultados, os responsáveis por mais esse recorde. É mais um ano que confirma a importância de manter o Banrisul público”, avaliou Luciano, que é funcionário do Banrisul.

Eficiência

No ano passado, bancos púbicos foram assolados por um discurso de eficiência. Na intenção de produzir entre os trabalhadores uma narrativa que os convencesse de que cortes em direitos e transferências tornariam o banco mais eficiente, governos federais foram reduzindo a importância do papel dos bancos públicos de desenvolver social e economicamente o país. Isso aconteceu no Banrisul também. Dizer que os bancos públicos são ineficientes ajuda a reduzir a importância, desvaloriza e facilita privatização. Mesmo com o fechamento de agências, o aumento de trabalho, a sobrecarga, os Banrisulenses souberam dar a resposta e resistirem aos ataques ao Banrisul público.

O Banrisul está de novo na mira das privatizações

Os Banrisulenses precisam ficar ligados. O governador Eduardo Leite apresentou a PEC 272/19 na Assembleia Legislativa em 6/2, para tirar dos gaúchos a decisão sobre a venda de seu patrimônio. A PEC propõe cancelar a necessidade de plebiscito, garantido pelo Artigo 22 da Constituição Estadual, para autorização de venda de empresas estatais.

O atual governador saiu de uma reunião com o ministro da Economia Paulo Guedes, em 4/2, falando em vender ações do Banrisul. Depois que o governo anterior vendeu ações do Banrisul em dois leilões na B3 no ano passado, por um valor que nem conseguia cobrir uma folha de pagamento dos servidores públicos do estado ficou uma certeza. Vender o Banrisul e qualquer patrimônio do estado para ingressar no regime de recuperação fiscal não vai resolver crise financeira do estado. Só vai piorar.

Veja como foi a luta dos bancários do Banrisul em 2018

Fonte: Imprensa SindBancários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.