BB: Dirigentes Sindicais cobram soluções à Gepes SC

[list-tag]

Em reunião virtual realizada na manhã desta sexta-feira, 24, entre os representantes da Gestão de Pessoas de Santa Catarina – Gepes SC e os Dirigentes dos Sindicatos filiados à FETRAFI SC, foi debatida a situação da decisão do BB em chamar para o atendimento presencial, os funcionários autodeclarados em coabitação com pessoas pertencentes ao grupo de risco.

Na oportunidade, os Dirigentes entregaram à Gepes os termos do ofício que foi encaminhado à Diretoria de Gestão de Pessoas – Dipes, solicitando a devida atenção com a situação em Santa Catarina, o qual aguarda-se resposta.

Também, cobraram soluções por parte dos representantes da gestão de pessoas para as diversas reclamações dos funcionários em relação ao retorno do trabalho presencial, principalmente no momento de agravamento da crise da pandemia do Covid-19 na Região Sul. Sabe-se que as Unidades Estratégicas do BB já emitiram novas orientações em relação à flexibilização dos retornos presenciais, principalmente relacionadas aos escritórios digitais e às agências  onde muitos gestores insistiam em “convocar geral” os funcionários. A Dipes, por sua vez, já ratificou o entendimento de que, no seu comunicado a administradores, não havia nenhuma menção de convocação de funcionários, tampouco de obrigatoriedade, para o retorno do dia 27/07, seja de trabalhadores regulares ou autodeclarados coabitantes com grupos de risco, mas que apenas “funcionário com a autodeclaração de coabitação passa a se enquadrar nas formas de trabalho disponíveis, como os demais funcionários do banco que não pertençam ao grupo de risco, a partir de 27/07”.

Os representantes da Gepes alegam que é preciso reforçar o atendimento presencial nas agências e informam que são cerca de 134 funcionários afastados por coabitação com o grupo de risco no estado. Número insuficiente, na avaliação os Dirigentes, que possa resolver os problemas de atendimento nas agências em todo o Estado. Os Dirigentes sindicais lembraram que a sobrecarga de trabalho é resultado da falta de contratação de novos funcionários através de concurso público, das políticas de redução do quadro funcional como o PAQ e dos incentivos à aposentadoria sem a devida reposição de pessoal, da desvalorização e da falta de incentivos para crescimento profissional devido o achatamento salarial promovido pelo programa Performa, da cobrança desenfreada de metas, que se mantém durante a pandemia, e do crescente assédio moral levando ao adoecimento dos bancários e o consequente aumento do absenteísmo. Nada é por acaso.

Os Dirigentes entendem que a volta ao trabalho deve ser focado naqueles que estejam dispostos ao retorno voluntário, invertendo a lógica do retorno geral, tratando as excepcionalidades daqueles funcionários com filhos em idade escolar, por exemplo. Segundo a Gepes, há uma quantidade de funcionários que desejaram voltar ao trabalho e foram impedidos pelas regras existentes na época.

A Direção da Fetrafi SC e dos Sindicatos filiados entendem, que neste momento, os esforços devem ser centrados nas condições de trabalho, garantindo um mínimo de segurança para aqueles que estão na linha de frente.

O Banco do Brasil deve cumprir rigorosamente todas as medidas de segurança determinadas pelos órgãos governamentais, como utilização de EPIs e distância mínima de segurança entre os funcionários e clientes.

Os representantes da Gepes SC se comprometeram em orientar os gestores a recepcionar e tratar as situações individuais que requeiram atenção e buscar a melhor solução possível para atender a real necessidade do serviço e assegurar a vida e a saúde dos funcionários e seus familiares.

Em outra orientação, a Gepes informa que não há nenhum termo para ser assinado no caso do funcionário ser obrigado ao retorno. O termo que era solicitado a assinatura do funcionário servia para que desistisse do afastamento por fim da coabitação com o grupo de risco. Portanto, como o retorno é compulsório, o funcionário não deve assinar nenhum termo.

E para os funcionários que não forem contemplados com as medidas adotadas, podem expor formalmente suas demandas para a Gepes SC e/ou aos sindicatos de sua região para que encaminhem a demanda para os devidos responsáveis.

Fetrafi SC/Sintrafi SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.