BB: funcionários aprovam acordo emergencial

Os funcionários do Banco do Brasil da base do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Sintrafi de Florianópolis e Região aprovaram o acordo coletivo emergencial que garante direitos aos trabalhadores durante a pandemia causada pelo coronavírus. 

Em uma inédita assembleia virtual, dos 174 votos totais, 92,53% foram pela aprovação (161 votos), 6,90% pela rejeição (12 votos) e 0,57% abstenção (1 voto).

O acordo estabelece, entre outras conquistas:

  • anistia de 10% do saldo total de horas negativas a compensar.
  • prazo de compensação de horas negativas de 18 meses.
  • abono dos dias 7, 8, 9, 28 e 29 de abril para quem se autodeclarou do grupo de risco e para coabitantes (quem mora com pessoas nesta condição) que estavam à disposição do banco nessas datas.
  • preserva no mínimo 15 de férias do período em aquisição, caso o banco antecipe compulsoriamente as férias. 

Vale ressaltar que o BB também firmou compromisso do não descomissionamento por desempenho enquanto durar a pandemia. A validade é a mesma do decreto de calamidade pública do governo federal, que a princípio termina em 31 de dezembro. Este e os demais compromissos que o BB assumiu na mesa de negociações foram divulgados nas canais de comunicação institucional na última quinta-feira, dia 01/07.

Em tempos do trabalho em home office e das tecnologias digitais, a Direção do Sintrafi avalia como exitosa a votação em assembleia virtual. Esta forma permite que mais bancários participem dos fóruns e assembleias da categoria contribuindo para o fortalecimento do movimento sindical e da luta pela manutenção e conquista de direitos dos trabalhadores.

Sintrafi Florianópolis e Região

COMENTÁRIOS

Enviar

ENVIAR COMENTÁRIO

Para enviar um comentário você deve se registrar. Para isso use sua conta do Facebook.

ENTRAR COM FACEBOOK

ou se preferir use seu email pessoal

Esqueceu sua senha?

Enviar