BB: funcionários aprovam acordo emergencial

[list-tag]

Os funcionários do Banco do Brasil da base do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Sintrafi de Florianópolis e Região aprovaram o acordo coletivo emergencial que garante direitos aos trabalhadores durante a pandemia causada pelo coronavírus. 

Em uma inédita assembleia virtual, dos 174 votos totais, 92,53% foram pela aprovação (161 votos), 6,90% pela rejeição (12 votos) e 0,57% abstenção (1 voto).

O acordo estabelece, entre outras conquistas:

  • anistia de 10% do saldo total de horas negativas a compensar.
  • prazo de compensação de horas negativas de 18 meses.
  • abono dos dias 7, 8, 9, 28 e 29 de abril para quem se autodeclarou do grupo de risco e para coabitantes (quem mora com pessoas nesta condição) que estavam à disposição do banco nessas datas.
  • preserva no mínimo 15 de férias do período em aquisição, caso o banco antecipe compulsoriamente as férias. 

Vale ressaltar que o BB também firmou compromisso do não descomissionamento por desempenho enquanto durar a pandemia. A validade é a mesma do decreto de calamidade pública do governo federal, que a princípio termina em 31 de dezembro. Este e os demais compromissos que o BB assumiu na mesa de negociações foram divulgados nas canais de comunicação institucional na última quinta-feira, dia 01/07.

Em tempos do trabalho em home office e das tecnologias digitais, a Direção do Sintrafi avalia como exitosa a votação em assembleia virtual. Esta forma permite que mais bancários participem dos fóruns e assembleias da categoria contribuindo para o fortalecimento do movimento sindical e da luta pela manutenção e conquista de direitos dos trabalhadores.

Sintrafi Florianópolis e Região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.