Encontro Estadual em defesa da Cassi

[list-tag]
Nesta quinta-feira (19), funcionários ativos e aposentados do BB se reuniram no auditório do SEEB para debaterem a grave situação financeira da Cassi, maior plano de autogestão de saúde do país.

Na oportunidade, além dos associados da Cassi, participaram representantes da Fetrafi /SC e dirigentes dos sindicatos de Florianópolis, Blumenau e Criciúma.

O evento contou também com a presença de Emília Braga, Gerente da Unidade Cassi de SC e Wagner Nascimento, coordenador das mesas de negociação entre as entidades representativas do funcionalismo e o Banco do Brasil.

Emília fez a apresentação institucional dos resultados da Cassi no último semestre, destacando a gravidade da atual situação financeira em relação ao processo de Direção Fiscal instaurado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS e aos compromissos do plano no atendimento à saúde dos associados e dependentes.

Wagner, por sua vez, apresentou um breve histórico sobre o processo de negociação, esclarecendo as dúvidas dos presentes em relação à última proposta submetida à consulta dos associados e que não atingiu os 2/3 de votos necessários para sua aprovação. Informou, também, que a Contraf/CUT e as demais entidades enviaram ofício ao BB cobrando a reabertura imediata das negociações.

Na avaliação dos presentes, embora seja grande a apreensão dos funcionários em relação ao futuro da Cassi, ainda estamos longe de conseguir conscientizar os demais colegas da necessidade de maior participação e mobilização em defesa da nossa Caixa de Assistência.

Para Luiz Henrique Toniolo, dirigente da Fetrafi/SC e representante de SC na CE/BB, muitos ainda não se deram conta dos riscos a partir da intervenção fiscal da ANS e os impactos que uma liquidação da Cassi trará para suas vidas e de seus familiares. “Sem a mobilização efetiva de todo o funcionalismo em defesa da Cassi dificilmente chegaremos a uma solução sustentável para o plano, sendo fundamental a pressão para a reabertura das negociações por parte do banco”, completa o dirigente.

Ao final do encontro, foram definidos os delegados de Santa Catarina que participarão em São Paulo, dia 28 de setembro, do Encontro Nacional de Saúde em defesa da Cassi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.