Fracassa projeto ”voluntário” no Santander

[list-tag]

Pelo terceiro sábado (dia 18/05) consecutivo, dirigentes do SEEB Floripa fizeram manifestação diante da agência do Santander da rua Tenente Silveira, no centro de Florianópolis.

O motivo para a manifestação se deve ao programa de educação financeira para os clientes que o banco espanhol tem realizado aos sábados na referida agência, utilizando como mão de obra o  trabalho ”voluntário” de seus funcionários. Não bastasse ser o banco que mais explora seus clientes com tarifas e juros exorbitantes, o Santander explora, também, seus funcionários com trabalho aos sábados sem remuneração. Ainda mais se considerarmos o lucro de R$ 3,485 bilhões alcançado pelo banco somente no 1° trimestre de 2019, o que representa um crescimento de 21,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Medida judicial e o fiasco

A diferença deste Sábado para os outros dois anteriores foi a medida judicial chamada de interdito proibitório que o Santander utilizou contra os representantes dos trabalhadores para forçar a abertura da agência em dia de folga para os bancários. Caso o Sindicato insistisse em manter a agência fechada, haveria cobrança de multa de 10 mil reais. Esta medida, que há muito tempo não era utilizada pelos bancos, representa um retrocesso nas relações sindicais e um desrespeito para os trabalhadores enquanto lutam pelos seus direitos.

Com a medida judicial o Santander manteve a agência aberta, mas recebeu somente um cliente, representando um verdadeiro fiasco para a Direção do banco. O cliente ao sair foi abordado pela imprensa do SEEB para uma entrevista, mas recusou-se a prestar depoimento.  Mostrou-se bem familiarizado com os termos bancários e bastante à vontade ao comentar sobre as orientações recebidas durante o atendimento, com respostas prontas e preparadas.

Situação de insegurança

Para piorar a situação, os Dirigentes do SEEB verificaram que a agência estava em reforma na sala de auto-atendimento com substituição dos ATMs, colocando em risco  todos que transitavam no local. Além da possibilidade da ocorrência de acidentes com o trânsito de materiais e funcionamento de máquinas, constatou-se que a porta giratória (PGDM) estava desligada e a entrada lateral da agência ficava aberta  trazendo mais insegurança para os bancários.

Próximos passos

A Assessoria Jurídica do SEEB vai pedir a reconsideração da medida do interdito proibitório para garantir a legítima manifestação dos representantes dos trabalhadores e entrar com ação judicial contra a abertura das agências nos Sábados. A Direção do SEEB Floripa reafirma a disposição de continuar na luta em defesa da jornada de trabalho, considerando o risco que representa a atitude da direção do Santander para toda a categoria bancária.

Os trabalhadores que se sentirem pressionados a trabalhar aos sábados devem denunciar ao Sindicato – através dos dirigentes ou no WhatsApp  (48) 99986-1186 – informando nome e agência. O sigilo é garantido.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.