Nota sobre reunião do Comando Nacional

[list-tag]

Fenaban solicita prazo para responder demandas dos trabalhadores

O Comando Nacional e a categoria aguardavam que na reunião de hoje, marcada para às 14h e depois remarcada para às 17h, os bancos apresentassem respostas objetivas às reivindicações apresentadas no dia de ontem.

Porém, às 17h, os bancos informaram estar realizando reuniões com seus executivos, sinalizando a possibilidade de apresentarem respostas as demandas ainda hoje.

* Durante o dia, Santander e Itaú anunciaram a suspensão de demissões (com exceção às justas causas) neste período. Aguardamos o posicionamento do Bradesco e demais bancos. BB e CEF não se enquadram nessa questão, pois seus funcionários são concursados e possuem estabilidade.

* O Banco Itaú anunciou a flexibilização do Programa Agir, para evitar prejuízo aos empregados, além da antecipação do pagamento integral do 13° salário.

* Os bancos comunicaram o início de Campanha Nacional na grande mídia com orientação para que a população evite ir às agências.

* Os bancos informaram estar negociando a compra de máscaras e álcool gel para todas as unidades.

O Comando Nacional permanece de plantão. A expectativa é de que a Fenaban responda aos demais pontos apresentados pelo Comando nesta segunda-feira, com destaque para a prorrogação dos acordos e Convenção Coletiva, a suspensão das metas e demissões por todos os bancos.

Identificamos um menor comparecimento da população as agencias, compreendendo a gravidade da crise sanitária com o coronavirus, mesmo assim insistimos que os bancos se comprometam a criar as condições que garantam a proteção a saúde dos empregados e dos clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.