Preparatórias para a Greve Geral

[list-tag]

A Diretoria do SEEB Floripa reuniu-se na noite de ontem (13), em conjunto com sua assessoria jurídica, para uma reunião extraordinária. A pauta foi a reforma trabalhista, que está prestes a passar, e a nova Greve Geral.

A Reforma da Previdência, que tanto vinha sendo alardeada e criticada pelos mais diversos setores, agora parece ter sido apenas uma cortina de fumaça para a “reforma” mais grave de todas: a trabalhista. Trabalho intermitente, fim da Justiça do Trabalho, desproteção inclusive das gestantes, quitação de direitos trabalhistas (no final do ano, você, trabalhador, será convidado a assinar uma declaração de que tudo foi pago corretamente até então – esqueça indenizações trabalhistas futuras!), e uma série de mudanças que são difíceis de acreditar. A questão é tão séria que abrirá brechas para trabalho análogo ao escravo (vide PL 6442/2016) – conforme relatado por um fiscal da Justiça do Trabalho de SC em um seminário realizado no sindicato.

Se a mudança na legislação trabalhista passar, as condições de trabalho e os salários ficarão tão baixos que a própria questão previdenciária não fará sentido (contribuições baixas e esparsas).

A luta não está perdida, mas para resistir precisamos de mobilização. Para isso, os encaminhamentos da reunião foram:

  • realização de ato político com atividades lúdicas no dia 20/06 (terça-feira) em frente à Catedral da Praça XV, a partir das 16:30;
  • panfletagens no centro da cidade para conscientização da população, nos dias 14 e 19, às 6:30 da manhã e às 16:30;
  • Assembleia dia 22/06, às 18h no SEEB Floripa, para organização da Greve Geral do dia 30;
  • preparação das plenárias de hoje (BB e CEF) e convocação dos militantes destes bancos para articulação nos locais de trabalho;
  • preparação de aparatos jurídicos para contrapor possíveis retaliações como o desconto do dia da greve.

Bancário e bancária, participe! A hora de lutar é agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.