(SP) Itaú é condenado por negar indenização prevista no CCT a gerente sequestrada

[list-tag]

Em decisão unânime, a Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou o Banco Itaú, por danos morais, a indenizar uma gerente de agência que foi já havia passado por dois assaltos em serviço, além de um sequestro.  Após a decisão, o banco tentou recurso, porém, negado pela corte.

Prevista pela CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), a indenização representa a aposentadoria por invalidez decorrente de estresse pós-traumático para casos de morte ou incapacidade permanente de trabalho. Constatado pela avaliação da Previdência Social, que, ela não tinha condições psicológicas para voltar ao trabalho.

Em 2008, a mesma foi afastada por auxílio-doença acidentário, por conta dos transtornos psicológicos sofridos após um dos assaltos. Dois anos depois, ela teve concedida aposentada por invalidez.

O banco que já havia recusado pagar a indenização alegando que, como era uma doença psíquica, haveria a necessidade de curatela, exigência prevista na apólice de seguro de vida em grupo. Também tentou um recurso, alegando que a bancária não estaria incapacitada para o trabalho, como a CCT exige para o deferimento da indenização.

Fonte: Seeb/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.