18ª Conferência Estadual do Bancários debate empresas públicas e sistema financeiro

[list-tag]

Neste sábado, dia 04 de junho, bancários e bancárias de várias regiões de Santa Catarina se encontram para mais uma Conferência Estadual da categoria. O evento, em específico neste ano, se dá em meio a uma conjuntura política conturbada e complexa, conclamando a união dos trabalhadores frente ao atual cenário. Participam da Conferência representantes dos nove Sindicatos filiados a FETEC/SC, num esforço conjunto para construir uma pauta representativa, promovendo uma maior unidade da categoria e avançando nas nossas conquistas.

O atual cenário político coloca trabalhadores, como os do ramo financeiro, encurralados. A ameaça as empresas públicas, a permissividade aos especuladores do mercado privado, a retirada de direitos trabalhistas, reforma da Previdência e a precarização legalizada das condições de trabalho acarretaram num prejuízo muito maior do que apenas financeiro, no bolso de cada um de nós. Hoje, mais do que nunca foi nos últimos 20 anos, se faz necessária a unidade e a atuação dos cidadãos trabalhadores em defesa de uma sociedade mais justa. É com vistas nisso que se organiza a Conferência Estadual dos bancários em 2016. Fomentando a união e buscando fortalecer as trincheiras da sociedade civil brasileira na busca por resistir e transformar. Esse norte vai além dos interesses da nossa categoria, ele diz respeito ao nosso papel como cidadão brasileiro.

Até agora estão confirmadas as presenças do professor Waldir Rampinelli, da UFSC, para falar sobre a atual conjuntura, Carlindo Abelha, Secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf, para falar sobre os rumos dos sistema financeiro, Antônio Morais, dirigente da FUP (Federação Única dos Petroleiros) para promover um painel sobre as empresas públicas e o atual debate sobre o papel delas. Inclusive, esse debate sobe a coisa pública, é um dos temas que tocam diretamente grande parte da categoria bancária. O processo de privatização e terceirização nos bancos já teve inicio, e é preciso propriedade e união para combater todo o mau que esse processe traz para a sociedade brasileira e, em nosso caso, para o trabalhador bancário.

 MP 727 é sancionada e dá início oficial a terceirização

Foi redigida na última semana a Medida Provisória número 727 que permite literalmente a privatização e a terceirização de tudo que é público. Desde empresas públicas até serviços e gerenciamento de patrimônio da União, tudo agora pode passar para as mãos de empresas privadas. A MP 727 tem como objetivo alinhar o país em uma política neo liberal, onde o as empresas terão liberdade para decidir tudo, sem que haja mais instrumentos de defesa do cidadão trabalhador. Resgatando o antigo Programa de Desestatização do governo FHC, de 1997, a MP é a medida que o grande empresariado nacional e internacional ansiava para maior arrocho salarial, permitindo a espoliação do patrimônio público com exploração da mão de obra civil.

Participe da 18ª Conferência Estadual dos Bancários de Santa Catarina. Vamos construir uma Campanha participativa e transformadora.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.