Criada a Frente Parlamentar em Defesa do BRDE e Badesul

[list-tag]

No próximo dia 13 de setembro será lançada no estado do Rio Grande do Sul a Frente Parlamentar em defesa do BRDE e do Badesul. Com a intenção de defesa desses bancos, a frente atuará nos mesmos moldes da Frente Parlamentar em defesa do Banrisul, lançada…

O ato acontecerá a partir das 18 horas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com representantes do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região. O estado de Santa Catarina compartilha a preocupação com o Rio Grande do Sul em relação ao futuro do BRDE, banco de desenvolvimento presente nos três estados do sul.

Assim como BRDE e Badesul, os demais bancos públicos no país estão todos sob ameaça no atual governo. Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, BNDES e as outras poucas instituições financeiras que ainda restaram como patrimônio público sofrem um fortíssimo “lobby” governo/mercado rumo a privatização.

O papel do banco público vai sendo deixando de lado na medida em que ele é comparado com um mercado que tem unicamente como meta o lucro. Os bancos públicos, apesar de serem sim, lucrativos, foram criados com a responsabilidade de auxiliar no desenvolvimento do país, através de acesso a crédito, subsídios e amparo de projetos que visam o bem estar social e o desenvolvimento econômico. Todas as tentativas em desmontá-los reforça quais são as prioridades e para quem governa o atual governo.

Fonte: SEEB Floripa

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.