MP 905 caducou, mas pressão deve continuar

[list-tag]

A pressão dos trabalhadores sobre os senadores surtiu efeito e a MP 905 não foi votada nesta segunda-feira 20, último dia antes da matéria perder a validade. O presidente da República, Jair Bolsonaro, informou por meio de uma rede social a revogação do texto que institui o Contrato Verde Amarelo, que previa flexibilização de direitos trabalhistas e redução de contribuições de empresas para estimular a contratação de jovens de 18 a 29 anos e pessoas acima de 55 anos.

A MP 905 também prejudicaria a categoria bancária ao permitir o trabalho bancários aos finais de semana e alterar a jornada (leia abaixo).

“Diante da iminente caducidade da MP 905, optei por revogá-la, mediante entendimento com o presidente do Senado [Davi Alcolumbre (DEM-AP)]”, escreveu Bolsonaro em sua conta do Twitter nesta segunda-feira 20. A medida provisória perderia a validade no fim do dia.

“Para criação de empregos, editaremos nova MP específica para tratar do contrato Verde e Amarelo durante o período de enfrentamento da Covid (Dec-leg 6/20)”, continou o presidente na publicação.

Como o texto presidencial foi editado no ano passado, o governo pode voltar a editar nova MP com o mesmo teor neste ano legislativo. Por isso, os trabalhadores devem continuar pressionando os deputados e senadores acessando o site Na Pressão

MP atacava direitos dos bancários

O chamado Contrato Verde Amarelo foi criado pelo governo federal no ano passado com o objetivo de reduzir direitos para trabalhadores e encargos trabalhistas para empresas e, com isso, estimular a geração de empregos, principalmente entre jovens.

O Contrato Verde Amarelo valeria para vagas de emprego que pagam até um salário-mínimo e meio, ou seja, R$ 1.567,50 (em 2020).

Contudo, durante a tramitação na Câmara dos Deputados, a MP recebeu diversas emendas, incluindo muitas que prejudicam diretamente a categoria bancária.

De acordo com texto aprovado na Câmara dos Deputados – e que acabou não sendo votado a tempo no Senado – estariam liberadas para ocorrer aos sábados, domingos e feriados as atividades de automação bancária; teleatendimento; telemarketing; serviço de atendimento ao consumidor; ouvidoria; áreas de tecnologia, segurança e administração patrimonial; atividades bancárias de caráter excepcional ou eventual e em feiras, exposições ou shopping centers e terminais de ônibus, trem e metrô.

PLR e outros direitos ameaçados

A Participação nos Lucros e Resultados também estaria ameaçada caso a MP virasse lei. Isto porque o texto excluía os sindicatos da negociação dos termos da PLR e previa negociação direta entre patrão e empregado, instituindo numa óbvia correlação desigual de forças.

A MP ainda considerava acidente de trabalho no percurso casa-emprego somente se ocorreresse no transporte do empregador; e colocava acordos coletivos acima de jurisprudência e súmulas do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Quanto às horas extras, o texto permitia a criação de banco de horas como alternativa ao pagamento de 50% a mais, desde que a compensação ocorresse em seis meses.

Vencemos essa batalha, mas temos que continuar atentos, como a Fenaban tem se recusado a prorrogar nossa data base, em breve teremos que retomar o debate com os bancos para a renovação da nossa Convenção Coletiva e acordos específicos.

Teremos que redefinir a organização da Campanha Nacional dos Bancários, atualizando nossas pautas e minutas frente as mudanças da legislação e ampliando debate e a mobilização da categoria.

Tentativa de abrir bancos aos sábados foi iniciada no Santander e ganhou força no Congresso, confira o cronograma da Resistência dos Bancários:

Santander: Educação financeira é não cobrar tarifas e juros abusivos

Santander explora bancários e brasileiros

Fracassa projeto “voluntário” no Santander

MP 881 permite trabalho bancário aos finais de semana

Bancários se mobilizam contra trabalho aos sábados

Bancários fortalecem unidade nacional e traçam estratégias para defesa de direitos

Convenção Coletiva preserva bancários

Bancos continuam proibidos de abrir aos sábados

MP 905: Sob encomenda dos banqueiros

Assembleia dia 20 debate MP 905

Em assembleia bancários repercutem indignação com MP 905

Assembleia realizada na noite desta quinta reforçou importância da mobilização

Fenaban usa MP 905 para pressionar sindicatos

Votação da MP 905 é adiada novamente

MP 905 foi aprovada na Camara! Nos resta pressionar o Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.