Coronavírus: Comando Nacional cria comitê de crise com bancos

[list-tag]

Trabalho em casa para todas as áreas possíveis, principalmente para bancários do grupo de risco e gestantes; reforço na limpeza; e atenção especial com a área de autoatendimento estão entre as preocupações dos bancários

Em reunião realizada nesta segunda-feira (16), o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) criaram um comitê de crise para acompanhar as orientações das autoridades de saúde diante da pandemia gerada pelo novo coronavírus (COVID-19) e tratar das medidas a serem tomadas pelos bancos, de acordo com a evolução da epidemia.

A preocupação é garantir a saúde e a segurança dos bancários, principalmente daqueles que fazem parte do chamado grupo de risco e das mulheres em gestação. Outra questão trazida pelo Comando foi o da suspensão das aulas nas escolas e a falta de opção para os cuidados com as crianças.

A presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo ressaltou ainda que os bancários estão preocupados para saber quais serão os procedimentos que serão adotados pelos bancos.

Outras reivindicações do Comando

O Comando Nacional dos Bancários enviou, na quinta-feira (12), um ofício sugerindo medidas e cobrando negociações da Fenaban sobre os procedimentos a serem adotados pelos bancos em precaução ao novo coronavírus. Entre as medidas cobradas pelo Comando Nacional dos Bancários a ser adotadas pelos bancos, estão:

  • Comunicação preventiva sobre os cuidados a serem tomados por todos, para evitar notícias erradas ou inverídicas;
  • Adoção do teletrabalho e, nos casos em que isso não for possível, a antecipação das férias;
  • Suspensão das demissões;
  • Suspensão da cobrança de metas;
  • Controle de acesso às agências, para que não haja aglomerações;
  • Suspensão temporária das atividades de agências em áreas de risco, como aeroportos e hospitais;
  • Reforço nos procedimentos de limpeza dos locais de trabalho;
  • Transparência das informações com os trabalhadores e os sindicatos;
  • Adoção de quarentena para bancários que voltarem de viagem ao exterior;
  • Retirada dos bancários do serviço no autotendimento;
  • Antecipação da campanha de vacinação da gripe, como forma de facilitar a identificação dos casos de coronavírus.

Alguns procedimentos os bancos já passaram a adotar após o ofício enviado pelo Comando dos Bancários, como a comunicação preventiva; o reforço na limpeza e a adoção da quarentena para aqueles que retornem de viagens ao exterior. Sobre a antecipação da campanha de vacinação, disseram que dependem de tramites com a Receita Federal e a Anvisa, mas que já conseguiram antecipar o início, que seria no dia 22 de abril para o dia 15 de abril, mas que vão tentar negociar com os órgãos para antecipar ainda mais.

Os representantes dos bancos também disseram que existe sensibilidade com as demais reivindicações e as mesmas serão levadas como recomendação para serem adotadas por todos os bancos.

Os sindicatos também foram orientados a comunicar ao Comando casos concretos que possam ser tratados pelo comitê de crise, como bancários que tenham suspeitas de infecção pelo vírus, mas estão sendo obrigados a trabalhar pelo gestor de sua unidade.

Garantia da ultratividade da CCT

Dada a necessidade de suspensão das conferências regionais, estaduais e nacional, além dos congressos e encontros específicos dos trabalhadores de cada banco, para evitar aglomerações e a propagação da doença, o Comando Nacional dos Bancários solicitou a ultratividade dos direitos garantidos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, que vence em 31 de agosto de 2020.

A Fenaban vai levar o tema para ser debatido com os bancos e dará resposta ao Comando Nacional assim que possível.

Fonte: CONTRAF-CUT, com edição do SEEB Floripa